Movimento Estratégio Estado Laico - MEEL

Quem somos

Conheça o Movimento Estratégico pelo Estado Laico - MEEL
Compartilhe

Quem somos: O Movimento Estratégico pelo Estado Laico – MEEL – é um coletivo horizontal de movimentos sociais, organizações da sociedade civil, organizações religiosas e outros atores sociais que reconhecem a laicidade do Estado como um elemento fundamental para assegurar a efetivação dos direitos humanos e o aperfeiçoamento da democracia no Brasil.

Missão: O MEEL visa contribuir para o amadurecimento do debate nacional sobre a importância da manutenção da laicidade do Estado para o avanço da efetivação dos direitos humanos e o aperfeiçoamento da democracia no Brasil.
O MEEL também visa assegurar que o Estado brasileiro cumpra seu dever de proteger os diversos sistemas de crenças religiosas que compõem nossa realidade, bem como seus seguidores, de forma que a liberdade de pensamento, consciência, religião e crença possa ser exercida como um valor universal no Brasil.

Princípios norteadores:
A laicidade propicia as condições para que o Estado brasileiro seja capaz de fomentar a diversidade religiosa no país e garantir a liberdade religiosa de cada cidadão.
A laicidade implica na neutralidade do Estado em matéria religiosa sem contudo negligenciar o direito à liberdade religiosa e a função social da diversidade religiosa.
A laicidade do Estado evita a incidência de uma hegemonia religiosa na formulação e execução das políticas públicas que norteiam o amadurecimento de nossa sociedade.
A laicidade do Estado evita a naturalização da intolerância e da discriminação religiosa.
A laicidade do Estado legitima o processo de aprendizado da sociedade brasileira para viver em um contexto de diversidade e induz ao enfrentamento das práticas de intolerância religiosa.

Linhas de atuação:
Aprofundamento do debate na sociedade (estudos, seminários)
Incidência política
Produção de conteúdo (produção de artigos, pesquisas e publicações sobre o assunto)
Definir escopo geográfico de atuação (nacional e infra nacional?)
Definir se é um movimento aberto a novas adesões e como se filiar